Sendo uma das hortaliças mais importantes do Brasil e possuindo variedades com diferentes características, a batata pode ser cultivada durante todo o ano, o que aumenta ainda mais a sua importância para a agricultura e economia do Brasil. Devido a sua grande versatilidade de produção, a cultura acaba sofrendo interferência na sua produtividade com a presença de doenças, pragas e plantas invasoras.
Falando especificamente sobre as plantas daninhas, estas podem causar efeitos negativos de forma direta e indiretamente, podendo elevar o custo de produção da cultura. A interferência direta começa pela competitividade de nutrientes e espaço de crescimento, ocasionando um atraso na produção e diminuição do nível de absorção de água e nutrientes presentes no solo. As daninhas também podem ser potenciais hospedeiras para pragas, doenças e nematoides, por exemplo o caruru (Amaranthus spp.), hospedeiro de mosca-branca e algumas espécies de nematoides importantes para o cultivo como o Pratylenchus brachiurus e Meloidogyne incógnita.
A presença das plantas daninhas deve ser combatida durante todo seu ciclo, sendo mais importante nos primeiros 30 a 50 dias, época em que geralmente se faz a amontoa. Nesse período a planta se encontra na metade do seu ciclo vegetativo e ocorre um maior efeito negativo sob a cultura, reduzindo drasticamente a produção da lavoura. É comum perceber a presença de plantas invasoras mesmo depois de realizada a amontoa, sendo necessária a adoção de medidas complementares para manter a lavoura limpa. A presença das daninhas no fim do ciclo da cultura não interfere de forma significativa a produção da lavoura, mas ocorrem efeitos indiretos como dificultar a colheita mecanizada, aumentar o banco de sementes no solo e disseminar pragas e doenças para a safra seguinte.
Os controles dessas plantas invasoras podem ser divididos em preventivo, mecânico, cultural e químico. Na cultura da batata é muito comum a rotação de área onde vai se fazer o plantio da cultura, e essa mudança pode levar propágulos das plantas infestantes para as diversas áreas. Assim, uma forma de controle preventivo é a limpeza dos maquinários e implementos que podem carregar esses propágulos e causar uma infestação em áreas não contaminadas. O controle mecânico já é feito frequentemente nas lavouras de batata, sendo a amontoa uma dessas formas, onde revira-se o solo da entre linha e por consequência impede o desenvolvimento das plantas daninhas presentes.
Devido a sua maior eficiência e praticidade no emprego do controle de plantas daninhas, o controle químico é muito usado e é a preferência da maioria dos agricultores. Pensando neste tipo de controle, a aplicação do metribuzim é uma prática amplamente utilizada no segmento H&F e de cana-de-açúcar, sendo responsável por um eficiente e amplo espectro de controle nas plantas daninhas, principalmente as folhas largas mas também atuando sobre gramíneas. Por ser um inibidor da fotossíntese, o ativo leva à diminuição na produção de açucares e carboidratos, que consequentemente leva a planta à morte. Pelo seu modo de deslocamento ser sistêmico e preferencialmente absorvido pela raiz, se faz necessária a presença de umidade para promover a sua absorção pelas plantas.
Assim, a empresa Gowan apresenta seu novo herbicida seletivo, Ralbuzin 480 SC®, sendo indicado para diversas culturas, entre elas a cultura da batata, café, cana-de-açúcar, soja e tomate. O Ralbuzin 480 SC® é responsável pelo controle de diversas plantas daninhas, dentre elas o caruru (Amaranthus spp.), beldroega (Portulaca oleracea), guaxuma (Sida rhombifolia), apaga-fogo (Alternanthera tenella), capim-colchão (Digitaria horizontalis), capim-braquiária (Brachiaria decumbens), capim pé-de-galinha (Eleusine indica), nabiça (Raphanus raphanistrum) entre muitas outras. Dentre as principais características e benefícios dos produtos, estão:
- Produto de pré e pós-emergência inicial com registro para as principais culturas.
- Excelente custo-benefício: atividade residual com poucas aplicações são suficientes para controle por todo o ciclo.
- Excelente seletividade, evitando problemas com fitotoxicidade.
- Amplo espectro de controle.
- Qualidade excepcional de fabricação.
Estes produtos são perigosos à saúde humana, animal e ao meio ambiente.
Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita.
Observe restrições estabelecidas por órgão competente no Estado, Distrito Federal e Município.
Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. Nunca permita a utilização do produto por menores de idade.
Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Venda sob receituário agronômico.
Para mais informações ou em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente
(SAC)0800 773 2022 ou consulte o engenheiro agrônomo da Gowan em sua região.